Zucchetti: a primeira vitória italiana da Copa do Mundo de 2022

A Itália já é uma das protagonistas da Copa do Mundo da FIFA 2022, pelo menos do ponto de vista tecnológico. Os estádios no Qatar falam italiano graças a Zucchetti, depois do Estádio Internacional Khalifa que, na primavera de 2018, venceu a competição de segurança e controle de acesso do futuro Estádio Al Wakrah, é atualmente conhecido como Estádio Al Janoub.


A instalação esportiva Al Janoub é o primeiro dos oito estádios em que será realizada a próxima Copa do Mundo da FIFA, a primeira a ser disputada no inverno e a última a envolver 32 equipes em vez de 48 (a partir de 2026 a Copa do Mundo será estendida a outras nações). Um símbolo importante, portanto, para todos os amantes do futebol, e não apenas, que confiou a Zucchetti a gestão de um dos aspectos mais importantes: a segurança.


O sistema de acesso consiste em um total de 72 portões com catracas de tripé, 10 portas motorizadas para deficientes, 2 entradas VIP e 8 palmtops para entradas VVIP, sua instalação ocorreu em apenas dois meses entre março e abril.


Os terminais Zucchetti englobam inovação, tecnologia, robustez e praticidade em um design elegante e 100% fabricado na Itália, garantem um perfeito equilíbrio operacional entre segurança, conforto e liberdade de movimento. Eles têm telas gráficas de alto brilho de 7 polegadas em ambos os lados para dar informações diferentes para espectadores e operadores, e são capazes de ler todos os tipos de ingressos: de papel tradicional, a smartphones, através de impressão em casa e RFID/NFC. Isso garante facilidade de uso, velocidade de leitura e visibilidade máxima (graças à inclinação dos displays). Além disso, como já aconteceu em outros grandes eventos que a Zucchetti lidou, o controle de acesso está perfeitamente integrado a sistemas de terceiros, como Ticketing, BMS (sistema de gerenciamento predial), FAS (Sistema de Alarme de Incêndio) e Estacionamento.


Em resumo, é um produto que combina perfeitamente com as necessidades tradicionais de todos os lugares dedicados a acolher um grande número de pessoas (que neste caso, atinge uma capacidade de cerca de 40.000 pessoas), com as exigências estéticas de um projeto de design cuidadoso e refinado.


Inaugurado em 16 de maio, com a final da Copa Amir 2019, o estádio Al Janoub foi projetado por Zaha Hadid, a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura – um dos mais importantes prêmios de arquitetura do mundo – e é inspirada nas velas dos Dhow, barcos típicos do Golfo Pérsico.


"Um projeto elegante e refinado que representa um resultado importante para o Grupo Zucchetti, até agora apenas duas etapas foram realizadas, tendo em conta a Taça do Mundo de 2022 no Qatar e a implementação de sistemas de segurança que, em ambos os casos, foram atribuídas a nós – diz Marco Marchetti, chefe da BU de Segurança e Automação da Zucchetti – demonstrando que nossas soluções representam excelência tanto na Itália quanto no exterior".


"Tive a honra de assistir à inauguração do Al Janoub, show ininterrupto que também contou com a presença do emir do Catar e do presidente da FIFA", disse Gilberto Polledri, diretor da área de Zucchetti Sport & Events, o sistema de controle de acesso também foi usado pela primeira vez e funcionou perfeitamente como esperado. Estamos muito orgulhosos por fazer parte desta obra-prima da arquitetura moderna".



Compartilhe o lançamento